segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Disciplina Positiva em sala de aula - Minha trajetória - Parte I



Por muitos anos, provavelmente, fruto da minha educação em casa e também na escola, acreditei que para aprender, deveria ouvir ou quando essa tática não dava certo eu mesma deveria estudar sozinha e aprender o que quer que fosse... Assim, estudei e aprendi muita coisa sozinha, provavelmente daí veio a paixão pelos livros, descobri bem cedo que eu poderia aprender coisas interessantes naquelas páginas maravilhosas! Mesmo quando eu decidia não prestar muita atenção "àquela aula", eu sabia que em algum livro eu encontraria o que era preciso. Sonhei quando criança que seria professora... Dei aulas para o meu irmão, para os vizinhos e para os alunos que existiam somente na minha imaginação! Sempre amei dar aulas, sempre amei ensinar...
Como era de se esperar, fiz MAGISTÉRIO (naquela época ainda existia, ooops! Acabei de revelar minha idade... risos), o meu ensino médio foi em um Centro de Referência para a Formação do Magistério!  Lá, falávamos o tempo todo de "Escolanovismo", "Motivação", "Construtivismo"... Mas em aulas pouco motivadoras e em um modelo totalmente tradicional... Eu sabia bem qual era a definição de "Escola Nova", mas não conhecia a sua prática e também não tinha maturidade para florescer aquela ideia em práticas, na minha cabeça tão jovem!
Terminei o Magistério, com louvor - notas altas e uma excelente performance enquanto aluna! Uma de minhas professoras me indicou para o cargo de professora em uma escola de porte médio na cidade e assim comecei a minha carreira!
Eu estudava muito, me dedicava muito e falava pra caramba (este fato não mudou rs, rs), e assim como eu aprendia, passei a ensinar!
                    O pensamento era: se e tão somente se esses alunos me ouvirem, certamente aprenderão!
Então veio a realidade... As crianças não ouviam! rsrs... Há um certo exagero aqui, em alguns momentos ouviam sim! Mas a sensação que eu tinha era que a sala de aula era um campo de batalha e que todos os dias eu deveria chegar ali pronta para uma "guerra"! Para dizer coisas do tipo... "Isso vai cair na prova, prestem atenção", "Se não copiar no caderno, vai perder ponto", "Quem conversar não vai para o recreio", e gritar muito em meio ao caos "Gente, silêncio!" entre outras "promessas" que os professores costumam fazer aos seus alunos... Quem nunca fez uma promessa dessas como professor, certamente ouviu como aluno! O fato é que eu saía da sala de aula muito cansada... Mas eu era muito jovem, então todos os dias estava lá, com força renovada e também tentando novas estratégias... Foi assim o primeiro ano de magistério... Na verdade, os primeiros 6 meses... Não mencionei, mas eu entrei no lugar de uma professora que havia se demitido da escola porque um aluno de 9 anos, tinha a agredido! É claro que quando eu entrei naquela sala de aula, eu já entrei com muitas reservas e preconceitos e por isso, hoje eu entendo, adotei uma postura muito rígida, para que aqueles meninos de 9 anos entendessem que não podiam "brincar" comigo da maneira como haviam "brincado" com a prô anterior!
No "fim das contas" deu tudo certo, todos foram aprovados, fizeram boas provas... Eu fiquei com o emprego para o ano seguinte e assim comecei a minha trajetória...
No ano seguinte um livro me salvou, na verdade dois livros, um era sobre dinâmicas em sala de aula e o outro era sobre Pedagogia de Projetos! Me agarrei àquelas leituras e passei a fazer muitas "brincadeiras" e jogos em sala de aula, os livros didáticos muitas vezes traziam boas ideias que eu também executava e por isso acabava tendo uma sala de aula mais "alegrinha" que as demais! É claro que aquela "alegria" dos alunos confundiu a cabeça de algumas pessoas que passaram a dizer que eu não dava aula, que eu era uma professora que só brincava e contava histórias... em uma conversa com uma das diretoras da escola, ouvi que eu deveria ser mais rígida porque eu era uma professora muito "permissiva" e os pais não gostavam daquela conduta nos professores! A partir daquele "sábio" conselho, passei a moderar os jogos, e dinâmicas, e histórias...







3 comentários:

  1. Olá, tudo bem?
    Meu nome é Jota Alves, sou professor de língua portuguesa do fundamental II e o teu blog me tem sido muito útil. Os conteúdos são de grande valia.
    Obrigado e que o Deus de Abraão, de Isaque e Jacó continue te abençoando.
    Abraço e fica na paz!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Professora Nayara.
    gostei muito do seu blog e do material aqui nele publicado. Copiarei algumas atividades, resguardando a devida autoria. Obrigada e continue com este espaço.

    ResponderExcluir

Não deixe de comentar!!! Obrigada pela visita.