quinta-feira, 7 de março de 2019

A FAMÍLIA E O APRENDIZADO EMOCIONAL - OS QUATRO ESTILOS PARENTAIS – DE ACORDO COM JOHN GOTTMAN

 O segredo é o modo como os pais interagem com os filhos quando as emoções se exaltam. Porque, para se educar um filho, o intelecto só não basta.
(autor desconhecido)

➡Daniel Goleman, psicólogo e autor descreve em seu livro Inteligência Emocional a sua pesquisa científica que prova que o cérebro humano é um sistema integrado que inclui elementos COGNITIVOS e EMOCIONAIS, ele também afirma que o Q.I. (Quociente de Inteligência) não é a única ferramenta para determinar a inteligência de um indivíduo e inclui o QE (Quociente Emocional) nesta equação, pois para Goleman é o Q.E quem vai direcionar a parte cognitiva. Para ele a “percepção emocional e a capacidade de lidar com os sentimentos determinam o sucesso e a felicidade da pessoa em todos os setores da vida, inclusive nas relações familiares”, o autor atesta em sua pesquisa que as emoções podem ser trabalhadas a favor ou contra o desempenho humano e que “A família é nossa primeira escola de aprendizado emocional”.


🔸A FAMÍLIA E O APRENDIZADO EMOCIONAL
Os pais preocupam se muito com a educação que vão dar aos filhos, eles desejam que além do sucesso profissional – sendo capazes de realizar conquistas a partir do seu próprio talento - os filhos também tenham sucesso pessoal – sendo suficientemente fortes para enfrentar os problemas da vida.
 ➡Em nossa época - o foco de toda a disciplina era o mau comportamento, daí a criação punitiva que a maioria de nós teve, para os nossos pais não se mencionava o mundo da emoção e os sentimentos que existiam por trás do que era considerado mau comportamento. Hoje, no entanto, para se educar um filho, apenas o foco no intelecto não basta é preciso também trabalhar com a emoção.
➡Inteligência Emocional para pai e mãe significa, reconhecer as emoções das crianças sem repreendê-las, desrespeitá-las ou ignorá-las e ajudar os filhos a identificar as próprias emoções e a impor o limite adequado para aquilo que se sente ao mesmo tempo em que foca em descobrir soluções para os problemas que se apresentam.
➡Os pesquisadores afirmam que as crianças emocionalmente inteligentes são, menos agressivas; mais flexíveis; mais estudiosas; mais concentradas; mais sociáveis e focadas em encontrar soluções para os problemas que a vida impõe (como traumas, perdas e/ou dificuldades).
➡Isso porque elas aprendem a manter a calma diante das situações complicadas; focar em estratégias para resolver um problema; se adaptar a diferentes situações; se concentrar quando necessário; se relacionar socialmente com as diferenças da vida humana e ser empáticas;
➡Os pais que desenvolvem inteligência emocional nos filhos são chamados de
▪“Preparadores Emocionais” por John Gottman, autor do livro “Inteligência Emocional e a arte de educar nossos filhos”, para este autor existe basicamente dois tipos de pais: os que orientam os filhos no mundo da emoção e os que não orientam. 
➡Entre os pais que não orientam os filhos no mundo da emoção, John Gottman identificou três tipos:
▪1) Pais Simplistas - não dão importância, ignoram ou banalizam as emoções …

 OS QUATRO ESTILOS PARENTAIS – DE ACORDO COM JOHN GOTTMAN 

➡ OS PAIS SIMPLISTAS
Não dão importância aos sentimentos da criança;
Ignoram os sentimentos da criança;
Querem que as emoções negativas da criança desapareçam logo;
Costumam tentar distrair a criança para fazê-la esquecer as emoções;
São capazes de ridicularizar ou fazer pouco das emoções da criança;
Acham que os sentimentos da criança são irracionais e, portanto, não contam;
Demonstram pouco interesse no que a criança está tentando comunicar;
Podem ser incapazes de perceber as próprias emoções e as dos outros;
Sentem-se constrangidos, assustados, ansiosos, aborrecidos, magoados ou espantados com as emoções da criança;
Temem descontrolar-se emocionalmente;
Dão mais importância à superação que ao significado das emoções;
Acham que as emoções negativas são prejudiciais ou tóxicas;
Acham que ficar pensando nas emoções negativas só vai piorar as coisas;
Não sabem o que fazer com as emoções da criança;
Veem as emoções da criança como uma exigência para consertar as coisas;
Acham que as emoções negativas mostram que a criança está desajustada;
Acham que as emoções negativas da criança depõem contra seus pais;
Minimizam os sentimentos da criança, desmerecendo os acontecimentos que causaram a emoção;
Não tentam resolver o problema com a criança; acham que os problemas se resolvem com o tempo.

EFEITO DESTE ESTILO SOBRE A CRIANÇA: Ela aprende que seus sentimentos são errados, impróprios, inadequados. Pode aprender que há algo intrinsecamente errado com ela por causa do que ela sente. Pode ter dificuldade em regular as próprias emoções.

➡ OS PAIS DESAPROVADORES
Demonstram muitas das atitudes dos pais simplistas, mas de uma forma mais negativa;
Julgam e criticam a expressão emocional da criança;
Estão preocupados demais com a necessidade de controlar os filhos;
Enfatizam a obediência a bons padrões de comportamento;
Repreendem, disciplinam ou castigam a criança por manifestações de emoção, esteja a criança agindo mal ou não;
Acham que a manifestação de emoções negativas deve ter limite de tempo;
Acham que as emoções negativas precisam ser controladas;
Acham que as emoções negativas refletem deficiência de caráter;
Acham que a criança usa emoções negativas para manipular; isso provoca disputa pelo poder;
Acham que as emoções enfraquecem as pessoas; as crianças precisam ser emocionalmente fortes para sobreviver;
Acham que as emoções negativas são improdutivas, uma perda de tempo;
Veem as emoções negativas (especialmente à tristeza) com um bem a ser poupado;
Preocupam-se bastante com a obediência da criança à autoridade.
EFEITOS DESTE ESTILO SOBRE A CRIANÇA: Os mesmos que os do estilo Simplista.

 ➡ OS PAIS LAISSEZ-FAIRE (permissivos)
Aceitam livremente qualquer expressão de emoção por parte da criança;
Reconfortam a criança que esteja experimentando sentimentos negativos;
Quase não procuram orientar o comportamento da criança;
Não orientam a criança sobre as emoções;
São permissivos, não impõem limites;
Não ajudam a criança a resolver problemas;
Não ensinam à criança métodos para solucionar problemas;
Acham que pouco se pode fazer a respeito das emoções negativas, a não ser afastá-las;
Acham que administrar emoções negativas é uma questão de hidráulica; basta liberar a emoção;

EFEITOS DESTE ESTILO SOBRE A CRIANÇA: Ela não aprende a regular as emoções; tem dificuldade de se concentrar, de fazer amizades, de se relacionar com outras crianças.

 ➡ OS PAIS PREPARADORES EMOCIONAIS
Veem nas emoções negativas uma oportunidade de intimidade;
São capazes de perder tempo com uma criança triste, irritada ou assustada, não se impacientam com a emoção;
Percebem e valorizam as próprias emoções;
Veem nas emoções negativas uma oportunidade importante para agirem como educadores;
São sensíveis aos estados emocionais da criança, mesmo os sutis;
Não ficam confusos nem ansiosos com a expressão de emoção da criança, sabem o que precisa ser feito;
Respeitam as emoções da criança;
Não ridicularizam nem fazem pouco das emoções negativas da criança;
Não dizem como a criança deve se sentir;
Não sentem que precisam resolver todos os problemas para a criança;
Usam os momentos de emoção para:
Escutar a criança;
Demonstrar empatia com palavras tranquilizadoras e afeição;
Ajudar a criança a nomear a emoção que ela está sentindo;
Orientar na regulamentação das emoções;
Impor limites e ensinar manifestações aceitáveis da emoção;
Ensinar técnicas de solução de problemas.

EFEITOS DESTE ESTILO SOBRE A CRIANÇA: Ela aprende a confiar em seus sentimentos, regular as próprias emoções e resolver problemas. Tem autoestima elevada, facilidade de aprender e de se relacionar com as pessoas.


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