quinta-feira, 14 de março de 2019

Com quem as crianças aprendem comportamento respeitoso?




O foco da disciplina tradicional, tanto na maioria das famílias quanto nas escolas, mantem o foco no que a criança deve ou não fazer, neste modelo as crianças são receptores passivos das mensagens que os adultos enviam a elas.
Para nós que usamos a disciplina firme e gentil está muito claro que são os adultos que devem ensinar as habilidades sociais e de vida para as crianças. Essa observação embora pareça óbvia, de vez em quando precisa ser lembrada àqueles que não dedicam tempo à educação de suas crianças, mas ficam visivelmente alterados quando as crianças “comportam-se mal.” O que nos leva à pergunta: Com quem as crianças aprenderão bons comportamentos senão com os próprios pais e/ou adultos que as cercam?
Na Disciplina Positiva às crianças são participantes ativas, pois os adultos as orientam sobre as emoções e os comportamentos, levando-as a refletir sobre cada situação e se dispõe a achar soluções para os problemas que surgem junto com elas. Desse modo, elas se descobrem capazes de fazer escolhas (e as fazem muito bem) e adotam comportamentos respeitosos por vontade própria, porque além de fazer sentido pra elas ainda são ensinadas, pelo exemplo, como é bom ser tratado com gentileza e respeito.

Para isso o nosso desafio é:

1- Esquecer essa ideia de que a criança precisa “pagar” pelo que fez – Não, não precisamos fazer as crianças sofrerem para que elas aprendam a diferenciar o certo do errado.
2- Esquecer o passado e focar no presente – Mantenha o foco no presente, no futuro –  “Ok, isso aconteceu e não foi muito legal, o que devemos fazer para que não se repita?”

Você estará ensinando uma habilidade de vida e dando uma oportunidade para que as crianças se desenvolvam sempre que as soluções forem:

Relacionadas
Respeitosas
Razoáveis
Úteis*
 Os três R e um U para focar em soluções*- Jane Nelsen     

Jane Nelsen afirmava que os adultos são responsáveis pela maioria dos erros que as crianças cometem, “Muitos erros acontecem porque não nos dedicamos a ensinar e encorajar. Nós frequentemente provocamos revolta em vez de inspirar melhora.”

Em caso de dúvida sobre a utilidade do que você vai fazer ou falar para a sua criança, você sempre pode se perguntar: está relacionado a esta situação (esqueça o passado)? É respeitoso? é razoável? É útil? Se a sua resposta for NÃO para qualquer uma das alternativas, pense em outra estratégia!

Acredito que cada abraço dado, cada palavra de carinho e sabedoria que você transmitir ao seu filho ou filha estará mudando o mundo para melhor! 

Por Nayara Ramos, baseado na obra Disciplina Positiva de Jane Nelsen


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