O foco da disciplina tradicional, tanto
na maioria das famílias quanto nas escolas, mantem o foco no que a criança deve
ou não fazer, neste modelo as crianças são receptores passivos das mensagens
que os adultos enviam a elas.
Para nós que usamos a disciplina firme
e gentil está muito claro que são os adultos que devem ensinar as habilidades sociais
e de vida para as crianças. Essa observação embora pareça óbvia, de vez em
quando precisa ser lembrada àqueles que não dedicam tempo à educação de suas
crianças, mas ficam visivelmente alterados quando as crianças “comportam-se
mal.” O que nos leva à pergunta: Com quem as crianças aprenderão bons
comportamentos senão com os próprios pais e/ou adultos que as cercam?
Na Disciplina Positiva às crianças são
participantes ativas, pois os adultos as orientam sobre as emoções e os
comportamentos, levando-as a refletir sobre cada situação e se dispõe a achar
soluções para os problemas que surgem junto com elas. Desse modo, elas se
descobrem capazes de fazer escolhas (e as fazem muito bem) e adotam
comportamentos respeitosos por vontade própria, porque além de fazer sentido
pra elas ainda são ensinadas, pelo exemplo, como é bom ser tratado com
gentileza e respeito.
Para isso o nosso desafio é:
1- Esquecer essa ideia de que a criança
precisa “pagar” pelo que fez – Não, não precisamos fazer as crianças sofrerem
para que elas aprendam a diferenciar o certo do errado.
2- Esquecer o passado e focar no
presente – Mantenha o foco no presente, no futuro – “Ok, isso aconteceu e não foi muito legal, o
que devemos fazer para que não se repita?”
Você estará ensinando uma habilidade de
vida e dando uma oportunidade para que as crianças se desenvolvam sempre que as
soluções forem:
Relacionadas
Respeitosas
Razoáveis
Úteis*
Os três R e um U para
focar em soluções*- Jane Nelsen
Jane Nelsen afirmava que os adultos são
responsáveis pela maioria dos erros que as crianças cometem, “Muitos erros acontecem porque não nos dedicamos
a ensinar e encorajar. Nós frequentemente provocamos revolta em vez de inspirar
melhora.”
Em caso de dúvida sobre a
utilidade do que você vai fazer ou falar para a sua criança, você sempre pode
se perguntar: está relacionado a
esta situação (esqueça o passado)? É respeitoso?
é razoável? É útil? Se a sua resposta for NÃO para qualquer
uma das alternativas, pense em outra estratégia!
Acredito que cada abraço dado, cada palavra de carinho e sabedoria que você transmitir ao seu filho ou filha estará mudando o mundo para melhor!
Por Nayara Ramos, baseado na obra Disciplina Positiva de Jane Nelsen
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