sábado, 9 de fevereiro de 2019

Como acolher o choro do seu filho de forma positiva?


E COMO ACALMAR O CHORO DA CRIANÇA QUANDO FOR NECESSÁRIO?
Nem sempre será possível deixar a criança chorar enquanto a acolhemos... Nesse caso, Jane Nelsen, nos oferece algumas dicas positivas para acalmar o choro das nossas crianças:

1. Oferecer um abraço (Se ela se recusar não insista...) Você pode dizer a sua filha que precisa muito de um abraço!
2. Imaginar a situação atual no futuro. Imagine que o choro é porque a criança não queria ir embora da pracinha, você pode dizer “Imagina quando voltarmos amanhã de novo, você vai querer brincar em qual brinquedo?”

3. Seja o espelho. Respire fundo para que a sua criança veja, mantenha calmo e no controle. Logo os neurônios-espelho dela sentirão a necessidade de te imitar.
4. Treine a Respiração. Ensine a sua criança a respirar, a respiração é uma excelente aliada nas horas em que é preciso buscar a calma. Você pode ensinar para os menores o movimento de inspiração e expiração com os comandos “cheire a florzinha, sopre a velinha ”. Você também pode pedir para que ele sopre a velinha dentro das mãos.
 5. Reconhecer e validar os sentimentos. Às vezes, tudo que a criança precisa é se sentir ouvida e saber que seus sentimentos importam. "Você parece muito triste por isso. O que te ajudaria?"

6. Distrair e redirecionar. Funciona melhor com os mais novos (0 a 3 anos). Mostre alguma coisa que chame a atenção, comece a contar uma história, faça uma brincadeira, peça para que ela conte até 10. (Tente perceber se essa atitude não a deixará mais irritada).
7. Faça perguntas, negocie, ouça sugestões pro problema: “Eu sei que você está chateado por isso, como podemos resolver essa situação? (foco na solução)”
 8. Perguntar sobre sensações corporais. Tire o foco do problema e faça a criança prestar atenção ao próprio corpo. O que você está sentindo... na sua cabeça, no seu coração... nas suas pernas...?
9. Deixar as nuvens passarem. Você pode ensinar a sua criança que as emoções são como as nuvens, vêm e vão e em momentos de crise pode lembrá-la disso... Você também pode perguntar a ela “Quando você acha que estará se sentindo melhor?”.
10. Fazer movimentos. Se for possível faça a criança se movimentar, ensine-a a lavar o rosto, pular, balançar as mãos e braços no ar, correr, amassar massinha... O movimento ajuda a manter o autocontrole.
Nayara Ramos
@alemdaconversa
nayasdramos@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não deixe de comentar!!! Obrigada pela visita.