sábado, 9 de fevereiro de 2019

Por que o choro do seu filho ou filha te incomoda?



Você já se perguntou por que o choro das crianças irrita tanto as pessoas? Semanas atrás, eu estava almoçando na praça de alimentação de um shopping e uma mãe à mesa ao lado tentava acalentar a sua filhinha que chorava copiosamente... Ela parecia estar envergonhada por não conseguir fazer a filha parar de chorar e as pessoas ao redor já começavam a olhá-la com um ar de reprovação... Senti a aflição daquela mãe... quem é pai ou mãe sabe o quanto essa situação pode ser difícil... Ofereci ajuda e acabamos conversando um pouco... Mas não é sobre a nossa conversa que quero falar... Quero chamar a atenção para o incômodo que se instalou em um ambiente enorme, lotado por causa do choro de uma criança!
Se analisarmos com empatia, do ponto de vista da criança e da mãe, provavelmente não haveria ninguém no recinto mais incomodado do que elas próprias... Vejam só... o choro sofrido da menininha e a angústia da mãe, era motivo de olhares desagradáveis e comentários maldosos... Mas ninguém, além de mim, foi oferecer ajuda para elas...
Olhem a ironia, as nossas crianças desde que nascem já sabem chorar e o choro é o sinal de que algo não vai bem e a garantia de vida da nossa própria espécie, pelo choro conseguimos atender as necessidades dos nossos bebês (fome, sono, dor, afeto...), chorar faz parte da natureza humana, todas as pessoas choram e a maioria se envergonha ou não sabe lidar... Isso porque a maioria de nós cresceu sendo silenciado, como se chorar fosse algo ruim: manha, birra, falta de limite, feiura, fragilidade... sem falar nos rótulos: chorona, feia, manhosa, chata, birrenta, raivosa, nervosa, bicho do mato, mal educada...
A partir dessa reflexão, vou deixar aqui uma proposta para você que está lendo esse post... Da próxima vez que o seu filho ou filha começar a chorar tente perceber a razão por trás do incômodo que você sente, você foi criado(a) sendo obrigado a reprimir o choro? Era sinônimo de mal comportamento? Era feio? Era coisa de mulherzinha?
O que você sente? raiva, fraqueza, medo, tristeza, desamparo, dor... E precisa parar o choro a todo custo pra não ter que lidar com os sentimentos que afloram dentro de você?
Quando silenciamos o choro da nossa criança (pode ser a criança interior também), estamos reprimindo uma forte emoção que deveria ser extravasada...
Então a  sugestão é... da próxima vez que a sua criança chorar, resista ao impulso de calá-la (mesmo que positivamente), abrace o seu filho, sinta como o choro dele (a) ecoa em você, tente perceber o seu sentimento, as suas lembranças, deixe a sua criança chorar... Essa é uma oportunidade mágica de acolher não só a criança que está em seus braços, mas a que está dentro de você também! Diga ao seu filho que entende que algo ruim está acontecendo, que está tudo bem chorar e que você está ali pra ele ou ela!
Se já for uma criança maior e quiser ficar sozinha, respeite isso também, mas permita o choro... Ensine com as suas ações que todos os sentimentos são válidos e que a sua criança pode contar com você nas dificuldades da vida!
Por Nayara Ramos
@alemdaconversa
nayasdramos@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não deixe de comentar!!! Obrigada pela visita.